Prorrogação excepcional dos prazos de vigência de bolsas de mestrado e doutorado no País.

Foi   publicada no  Diário  Oficial   da  União  a  Portaria  nº  55,  de  29  de abril  de 2020, que dispõe sobre a prorrogação dos prazos de vigência de bolsas de mestrado e doutorado  no  País,  no  âmbito  dos  programas  e  acordos  de competência da Diretoria  de  Programas  e  Bolsas  no  País  (DPB),  e  exclusão  da variável  tempo de titulação em indicadores relativos à avaliação dos programas de pós-graduação no quadriênio 2017-2020.

A  ação  tem  caráter  excepcional   e  possibilitará  a  prorrogação  de vigência  das  bolsas  de  mestrado  e  doutorado  de  alunos  cujo  andamento  dos estudos foi  prejudicado pela pandemia causada pelo novo coronavírus.

A  prorrogação  do  prazo  de  vigência  das  bolsas  deverá  ser  solicitada por  meio  de  ocorrência  no  Sistema  de  Controle  de  Bolsas  e  Auxíl os  (SCBA).  Por conta  de  ajustes  necessários  no  sistema,  a  ocorrência  “REALIZAR  PRORROGAÇÃO EXCEPCIONAL” estará disponível  somente a parti r da próxima quarta-feira.

Finalmente,  informo  que  o  SCBA  será  aberto  normalmente  no dia 04 de maio de 2020, conforme calendário divulgado oficialmente em dezembro de 2019.