Mestranda do Programa de Pós – Graduação em Agroecologia integra equipe ganhadora do Prêmio Eric Roger Wroclawski 2021

Promovido pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, o Prêmio Eric Roger Wroclawski tem o objetivo de reconhecer e divulgar os melhores Artigos Originais da área da Saúde publicados na Revista Einstein. No ano de 2021, a Mestranda Jersica Martins Bittencourt juntamente com professoras, graduandas e pós-graduandas da Universidade Federal de Viçosa e nutricionistas que atuavam na Atenção Primária e Secundária em Saúde do município receberam o 2º lugar no Prêmio Eric Roger Wroclawski com o Artigo: Aleitamento Materno versus distribuição gratuita de fórmulas infantis pelo Sistema Único de Saúde.

A pesquisa foi realizada no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), em Viçosa, Minas Gerais, Brasil, contando com o apoio dos gestores do centro e coordenado pela Dra. Flávia Galvão Cândido, nutricionista do mesmo.  O trabalho teve como objetivo caracterizar a situação de aleitamento materno e da adequação de prescrição de fórmulas infantis a lactentes assistidos por um programa de Atenção Secundária do Sistema Único de Saúde.

O trabalho disponibiliza um fluxograma para embasar a tomada de decisão dos profissionais da saúde quanto ao uso de fórmula infantil, com intuito de evitar erros de prescrição de fórmula infantil e promover o aleitamento materno, sempre que possível. Além disso, a pesquisa contabiliza os gastos públicos com estas prescrições. Foi realizado de forma multiprofissional, multissetorial, com participação de nutricionistas da atenção primária (núcleo de apoio à saúde da família – NASF), secundária (CEAE e APAE), professores dos departamentos de nutrição e saúde, de enfermagem e medicina, além dos estudantes (em estágio na época).

O Programa de Pós Graduação em Agroecologia parabeniza à todas pela conquista.