Intercâmbio agroecológico da disciplina SOL 647 (Metodologia de pesquisa em agroecologia com ênfase em solos)

Durante os dias 27, 28 e 29 de outubro de 2023, os alunos da Pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa – UFV percorreram os municípios de Divino e Espera Feliz, em Minas Gerais, como parte da Excursão Científica oferecida pela disciplina SOL 647: Metodologia de Pesquisa em Agroecologia com ênfase no solo, do Departamento de Solos da UFV.

Esta excursão proporcionou uma imersão no território e nas experiências agroecológicas de agricultoras e agricultores locais. Além de compartilhar conhecimentos, as visitas ofereceram oportunidades únicas de intercâmbio cultural, seja através da diversidade nas mesas de alimentos partilhados ou no mutirão, no qual todos puderam participar do manejo de uma área agroflorestal.

As famílias visitadas são parte integrante de um território especial, o Polo Agroecológico da Zona da Mata Mineira. Essas experiências enriquecedoras são possíveis graças a uma poderosa articulação em rede entre famílias, instituições e um governo comprometido com o povo.

Os estudantes que participaram desta excursão fazem parte dos cursos de pós-graduação: Agroecologia, Solos e Nutrição de Plantas, Medicina Veterinária e Extensão Rural, todos da UFV.

IMAGENS E EDIÇÃO: Rodrigo Avelar

PRODUÇÃO: instagram.com/avefilmes