Informativo
Dissertação do Programa de Pós-graduação em Agroecologia da UFV é defendida em uma comunidade quilombola e se torna a primeira defesa fora do campus.
A dissertação de mestrado intitulada “ Saberes quilombolas no manejo dos agroecossistemas” de autoria da pós-graduanda em Agroecologia, Nayara Cristina Pereira, foi defendida pela primeira vez fora do Campus da Universidade Federal de Viçosa. O local escolhido para realização do estudo e também onde se realizou a banca de defesa foi a Comunidade Quilombola dos Coelhos, em Rio Pomba, Minas Gerais. O objetivo geral do estudo compreendeu identificar a diversidade de espécies conservadas por quatro famílias quilombolas e entender de que forma os conhecimentos tradicionais associados ao manejo promovem a conservação das espécies. A pesquisa foi orientada pelas docentes Bianca Lima Costa, professora associada do Departamento de Economia Rural e co-orientada pela professora Irene Cardoso, professora voluntária do Departamento de Solos.
A banca foi composta pelos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba: Brauly Martins Rocha, Lucas Teixeira Ferrari, Carlos Miranda Carvalho; e da Universidade Federal de Viçosa: Marilda Teles Maracci, Irene Cardoso e Raphael Bragança Alves Fernandes (suplente). Sob a presidência da orientadora da dissertação, a defesa seguiu o rito tradicional, com abertura dos trabalhos, apresentação da pesquisa, arguição da banca, resposta da discente e avaliação final.
Diferentes organizações participaram do evento na Comunidade. Além das famílias quilombolas, o Secretário de Agricultura Familiar e de Esporte do município, representantes de organizações não-governamentais, coletivos, sindicatos, assessores parlamentares, grupos de pesquisa e extensão estiveram presentes no evento.







