CHAMADA DE RESUMOS EXPANDIDOS ATÉ 15 DE OUTUBRO DE 2016

Viçosa – MG
www.simposioppgagroecologia.ufv.br

CHAMADA DE RESUMOS EXPANDIDOS ATÉ 15 DE OUTUBRO DE 2016

Os trabalhos deverão ser obrigatoriamente enviados em formato PDF, com tamanho limite de 5 Mb.  Não serão aceitos relatos de casos e nem revisões de literatura como resumos. O prazo limite de envio dos resumos será até 15 de outubro de 2016.

Os resumos deverão se enquadrar dentro das Linhas de Pesquisa do Programa da Pós-Graduação em Agroecologia, sendo elas:

MANEJO DE AGROECOSSISTEMAS TROPICAIS:

Essa linha de pesquisa visa ampliar o conhecimento científico e desenvolver pesquisas e tecnologias de métodos e processos biológicos e ecológicos envolvidos no manejo dos agroecossistemas, com o objetivo de subsidiar e propor processos produtivos sustentáveis. São objetos de pesquisa a nutrição para animais silvestres e domesticados em sistemas de baixo impacto ambiental, o manejo animal na agricultura familiar, os sistemas agroflorestais, a adubação verde, o manejo e a qualidade do solo, a adubação orgânica de culturas olerícolas, anuais e perenes.

SISTEMAS AGROALIMENTARES DE AGRICULTORES FAMILIARES:

Esta linha de pesquisa visa estudar as relações entre a produção de alimentos, o consumo e a segurança e soberania alimentar das famílias. São objeto de estudo a situação nutricional dos agricultores; a qualidade e quantidade dos nutrientes na alimentação; os aspectos culturais relacionados à alimentação, à produção e ao consumo de alimentos que valorizem a biodiversidade local e as condições do ambiente de produção e a relação entre a produção local e sua inserção nos programas governamentais.

PROCESSOS FÍSICOS, BIOGEOQUÍMICOS E DINÂMICA DE RECURSOS EM AGROECOSSISTEMAS:

Essa linha de pesquisa visa estudar os componentes bióticos e abióticos de agroecossistemas e suas relações com sistemas naturais. A linha de pesquisa procura estudar a fauna e associar os ciclos biogeoquímicos de nutrientes com a diversidade de espécies e as intervenções humanas; os impactos das práticas de manejo dos agroecossistemas nos recursos naturais locais e regionais. São objetos de estudo o comportamento animal, os fluxos de nutrientes, matéria orgânica e as cadeias tróficas em agroecossistemas, identificando o papel da diversidade intra e inter espécies na estabilidade e resiliência dos agroecossistemas e na produção de bens e serviços ambientais.

Em caso de dúvida entrar em contato com a comissão organizadora pelo e-mail: simpa@ufv.br