Linhas de Pesquisa
O Programa de Pós-graduação em Agroecologia possui uma área de concentração e três Linhas de Pesquisa:
1. MANEJO DE AGROECOSSISTEMAS TROPICAIS (MAT)
Visa ampliar o conhecimento científico e desenvolver pesquisas e tecnologias de métodos e processos biológicos e ecológicos envolvidos no manejo dos agroecossistemas, com o objetivo de subsidiar e propor processos produtivos sustentáveis. São objetos de pesquisa: nutrição para animais silvestres e domesticados em sistemas de baixo impacto ambiental, manejo animal na agricultura familiar, sistemas agroflorestais, adubação verde, manejo e qualidade do solo, adubação orgânica de culturas olerícolas, anuais e perenes.
2. SISTEMAS AGROALIMENTARES DE AGRICULTORES FAMILIARES (SAA)
Visa estudar as relações entre a produção de alimentos, o consumo, a soberania e a segurança alimentar e nutricional das famílias. São objeto de estudo a situação nutricional dos agricultores; a qualidade e quantidade dos nutrientes na alimentação; os aspectos culturais relacionados à alimentação, à produção e ao autoconsumo que valorizem o direito humano à alimentação adequada e saudável, a biodiversidade local e as condições do ambiente de produção; a relação entre a produção local e sua inserção nos programas governamentais; as relações socioeconômicas de gênero, raça e geração presentes na agroecologia; os circuitos curtos de comercialização e os sistemas participativos de garantia.
3. PROCESSOS FÍSICOS, BIOGEOQUÍMICOS E DINÂMICA DE RECURSOS EM AGROECOSSISTEMAS (PRA)
Visa estudar os componentes bióticos e abióticos de agroecossistemas e suas relações com sistemas naturais. Linha de pesquisa: procura estudar a fauna e associar os ciclos biogeoquímicos de nutrientes com a diversidade de espécies e as intervenções humanas; os impactos das práticas de manejo dos agroecossistemas nos recursos naturais locais e regionais. São objetos de estudo o comportamento animal, os fluxos de nutrientes, matéria orgânica e as cadeias tróficas em agroecossistemas, identificando o papel da diversidade intra e inter espécies na estabilidade e resiliência dos agroecossistemas e na produção de bens e serviços ambientais.